Sobre Nós

A Castello Lopes, nome proveniente de uma família de apaixonados pela sétima arte, tem uma história marcante no universo cinematográfico nacional. José Martins Castello Lopes e, posteriormente, os seus filhos José Manuel e Gérard, fizeram o país vibrar com o melhor que o cinema tem para oferecer. Com um legado centenário, a Castello Lopes Cinemas é atualmente uma exibidora cinematográfica com cinemas nos concelhos de Guimarães, Santarém, Sintra, Barreiro, Torres Novas e Maia

Alguém que gostava de descobrir e preencher as necessidades do público. Ia diariamente às salas e deixava-se ficar tempos infinitos a «sentir» o público, a perceber as suas reacções. Esse foi um dos aspectos mais curiosos da sua personalidade e foi uma das coisas que aprendi com ele. Saber sentir o público, aquilo a que eu chamo «cheirar» o público.

                               José Manuel Castello Lopes sobre o seu pai, José Martins. Cinemateca, 1986.

 

Tudo teve início em 1916, quando José Martins Castello Lopes fundou a produtora e distribuidora Castello Lopes e abriu o Cinema Condes, na Avenida da Liberdade em Lisboa. Nos anos 30, a empresa muda o nome para Filmes Castello Lopes e, por ter sido pioneira na conjugação da distribuição e exibição fílmica, foi, durante várias décadas, a principal referência cinematográfica em Portugal.

José Martins começou como guarda-livros e foi o interesse pela contabilidade que o levou até ao negócio do cinema. Além de Lisboa, vivia a sua vida entre Paris e Barcelona, que era onde comprava os filmes europeus. Foi, no entanto, numa destas cidades que estabeleceu contacto com os estúdios norte-americanos, passando a ser o primeiro em Portugal a ter o direito de os distribuir e exibir. Clássicos como Woman of Paris de Charlie Chaplin ou A Dog Life de Buster Keaton foram pela primeira vez exibidos em território nacional na tela do Condes.

Na década de 50, os filhos de José Martins Castello Lopes, José Manuel e Gerard, assumiram os comandos da empresa do pai. Os irmãos tiveram um papel preponderante no que foram as próximas décadas da empresa. Mais do que apenas cinéfilos, José Manuel e Gérard viviam e sentiam a sétima arte como poucos o faziam, principalmente numa época tão repressiva como o Estado Novo. Em 1968, José Manuel chegou a ser preso pela PIDE por ter exibido o filme O Samurai, de Jean-Pierre Melville.

Com o Condes ainda aberto, os irmãos inauguraram, em 1972, o majestoso Cinema Londres numa das zonas mais badaladas de Lisboa, a Avenida de Roma. Com as famosas cadeiras que “desciam” quando o espectador se sentava, o Londres veio redefinir as “idas ao cinema” da capital na década de 70. A inspiração britânica vinha não só do nome, como também do mítico pub inglês The Flag que partilhava o espaço com o cinema.

A Filmes Castello Lopes representou estúdios cinematográficos como a MGM ou Twentieth Century Fox e foi responsável pela exibição em Portugal de grandes clássicos americanos como O Feiticeiro de Oz e E Tudo o Vento Levou, ambos de Victor Fleming, 2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick ou até a Guerra das Estrelas, de George Lucas. A Filmes Castello Lopes foi também grande impulsionadora do cinema europeu em Portugal, com os dois irmãos a mostraram particular interesse nas cinematografias italiana, alemã e francesa. Pelas suas mãos chegaram aos ecrãs nacionais mestres do cinema como Rossellini, Tornatore, Godard, Truffaut e Fassbinder.

Nos anos 60, viria a ser criada a Socorama –  Castello Lopes, sociedade que hoje integra um grupo empresarial.

A Castello Lopes Cinemas está hoje no mercado como exibidora, detém 35 salas, distribuídas por 7 cinemas e é uma referência que nos acompanha há mais de 100 anos. É um nome histórico que, como o próprio cinema, vai perdurar pelo tempo.

 

Castello Lopes Cinemas Alegro Sintra | 7 salas | 1278 lugares

Castello Lopes Cinemas GuimarãeShopping | 6 salas | 980 lugares

Castello Lopes Cinemas Espaço Guimarães | 5 salas | 767 lugares

Castello Lopes Cinemas TorreShopping | 3 salas | 372 lugares

Castello Lopes Cinemas W Shopping | 6 salas | 799 lugares

Castello Lopes Cinemas Forum Barreiro | 4 salas | 552 lugares

Castello Lopes Cinemas Mira Maia Shopping | 4 salas | 402 lugares

EQUIPA SEDE

Rita Rio de Sousa

Direcção de Programação e Direcção de Operações

Luís Rosado

Programação e Operações

Telmo Estrelado

Comunicação e Design

Teresa Laranjeira

Direção Financeira

Diogo Almeida

Operações

RESPONSÁVEIS DE CINEMA