Após um acidente com a sua pequena nave, a robô Roz – do modelo ROZZUM 7134 – desperta numa pequena ilha desabitada. Para “sobreviver”, vai ver-se forçada a algo para o qual nunca foi programada: adaptar-se aquele meio ambiente, que lhe parece tão maravilhoso quanto assustador.
É assim que, aliando a sua extraordinária capacidade de aprendizagem com carradas de informação com que foi concebida, aprende a enfrentar novas situações e a relacionar-se com os animais com que se cruza. Entre eles estão Fink, uma raposa sem papas na língua, e Brightbill uma pequena cria de ganso que decide adoptar depois de assistir à eclosão do seu ovo. Serão eles que estarão do seu lado quando Roz perceber que a “vida” que conquistou naquele lugar, que agora ama e sente como sendo o seu lar, está em risco.
Produzido pela DreamWorks Animation e assinado por Chris Sanders (“Como Treinares o Teu Dragão”, “Os Croods” e “Lilo & Stitch”), este filme de animação de cariz ecológico fala sobre o poder da amizade e a capacidade de adaptação. O argumento inspira-se na colecção de livros escritos e ilustrados por Peter Brown, que se tornaram “best-sellers” do “The New York Times”. Na versão original, as vozes pertencem a Lupita Nyong’o, Pedro Pascal, Kit Connor, Bill Nighy e Catherine O’Hara, entre outros.