Pobres Criaturas

Poor Things (título original)
M/16 |
2h21 |
Comédia, Drama, Fantasia
Data de Estreia: 25/01/2024
Estreia nos cinemas: Alegro Sintra
Realização: Yorgos Lanthimos
Atores: Emma Stone, Mark Rufallo, Willem Dafoe, Ramy Youssef, Jerrod Carmichael, Christopher Abbot, Margaret Qualley
País: EUA
Idioma: Inglês

Sinopse:

Uma comédia negra baseada no livro “Poor Things: Episodes from the Early Life of Archibald McCandless M.D., Scottish Public Health Officer”, escrito em 1992 pelo escocês Alasdair Grey (1934- 2019).

O filme (assim como o livro) narra a história de Bella Baxter, uma espécie de versão feminina do monstro de Frankenstein que, numa Londres da época vitoriana, é ressuscitada pelo brilhante cirurgião inglês Dr. Godwin Baxter que, para a manter viva, substituiu o cérebro dela pelo da criança que ela trazia na barriga. Apesar de o seu corpo adulto conter a mente de um bebé, Bella tem tal sede de aprender que progride de um modo extraordinariamente rápido. E quando se torna já uma rapariga desejosa de conhecer o mundo, resolve fugir com Duncan Wedderburn, um advogado de carácter duvidoso, com quem irá conhecer novas paragens e viver grandes aventuras. Mas, numa época marcada por preconceitos, moralismos e desigualdades em todas as suas formas, Bella revela-se, acima de qualquer outra coisa, um espírito livre.

Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, Pobres Criaturas tem argumento do australiano Tony McNamara e realização do grego Yorgos Lanthimos, também autor de Canino (2009), melhor filme no Leffest; A Lagosta (2016), Prémio do Júri em Cannes; e A Favorita (2018), Leão de Prata em Veneza.

Nomeado para sete Globos de Ouro, arrecadou dois: melhor filme musical ou comédia e melhor actriz (Emma Stone) na mesma categoria. Para os Critics Choice Awards teve 13 nomeações, com Stone novamente a merecer o prémio de representação. Para os Óscares, aparece nomeado em 11 categorias, entre elas o de melhor filme, realizador, argumento adaptado, actriz (mais uma vez Stone) e actor secundário (Mark Ruffalo).

Além de Stone (na quarta parceria com Lanthimos) e Ruffalo, o elenco conta com Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba, Wayne Brett e a participação da portuguesa Carminho.

De momento, não existem sessões disponíveis

Sessões

A Castello Lopes Cinemas reserva o direito de alterar a programação sem aviso prévio.
Não são aceites trocas e/ou devoluções de bilhetes.
A programação semanal (quinta a quarta-feira) fica disponível à terça-feira, durante o período da tarde.